3G e 4G


Se tem uma coisa que está evoluindo cada vez mais pra entregar velocidade com qualidade é a internet no celular, não é mesmo? Tanto que o termo 4G apareceu pra definir a quarta geração da internet móvel, que é um grande avanço em relação ao 3G. E pra você entender um pouquinho melhor, vou te explicar as diferenças entre as tecnologias! Olha só:
                                                 3G x 4G
É importante lembrar que a terceira geração revolucionou a telefonia móvel, porque graças a ela foi possível navegar em tempo real na internet e  nas redes sociais, até mesmo em lugares fechados, como elevador e metrô, algo que não era possível com o 2G.
O 4G já não é uma novidade, mas uma versão que vem ganhando espaço a cada dia, porque além de ter todos os benefícios do 3G, ela oferece velocidade superior de quatro a cem vezes em comparação ao 3G. Olha só que interessante: na internet 3G a velocidade dos dados pode chegar a até 21 Mbps (megabits por segundo) e nas redes 4G ela pode ir de 50 a 100 Mbps, o que quer dizer que ela é muito mais rápida. Incrível, não acha?
A velocidade e a qualidade são os principais benefícios da internet móvel 4G, até porque o objetivo dela é ser ainda mais rápida e estável, já que a prioridade aqui é a transmissão de dados. E por ser mais veloz que a internet 3G, a conexão 4G oferece uma qualidade melhor na navegação de conteúdos da web em vídeos de alta definição, downloads mais rápidos de jogos e apps, videoconferências, além de músicas que podem ser ouvidas online.
Então, gente, o Brasil já adotou o padrão 4G LTE, que quer dizer: Evolução de Longo Prazo traduzindo a sigla do inglês. Ou seja, é o padrão mais atual, que promete transmissões de dados em bandas ultra largas. Na verdade, essa tecnologia nada mais é que uma evolução das redes 3G atuais.
Só pra você entender um pouquinho melhor, os roteadores são programados pra que os fluxos de dados sejam automaticamente desafogados, ou seja, as redes analisam e identificam os momentos de tráfego intenso de dados e se reorganizam entre elas pra que não aconteça sobrecarga e queda de sistemas. Inteligente, né?
Em um primeiro momento, o preço do serviço pode ser mais caro, até porque a demanda da tecnologia ainda é menor em relação ao 3G, sabe? Mas tudo isso é questão de tempo mesmo, porque conforme as pessoas forem adquirindo aparelhos compatíveis com a tecnologia 4G, a tendência é que o preço diminua, assim como aconteceu com o 3G.
a maioria dos smartphones já são compatíveis com esse sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas